Loading...

How to access the government's free digital antenna kit

Como obter a antena digital sem custos pelo governo?

Identificamos a possibilidade de obter gratuitamente uma antena digital por meio das iniciativas do governo federal. Agora, o ponto crucial é determinar a sua elegibilidade e, se for o caso, os passos necessários para agendar a instalação do kit por um técnico especializado em sua casa.

Quais são os critérios para pedir o kit?

O kit é fornecido pelo governo somente para as famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados que concentra informações de famílias de baixa renda no Brasil para inclusão em programas sociais.

Para obter o kit sem custos, as famílias inscritas devem cumprir os critérios a seguir:

  • Rendimento mensal máximo de três salários mínimos;
  • Morar em localidades com população superior a 500 mil habitantes;
  • Possuir uma antena parabólica convencional em uso e funcionando.

Caso você ainda não esteja registrado no Cadastro Único, logo adiante você encontrará as orientações para efetuar o registro.

Aproximadamente 20 milhões de lares acompanham o sinal de TV aberto e isento de custos via satélite. Dentre esses, 10,5 milhões estão inscritos no CadÚnico e, assim, são elegíveis para receber o kit sem custos.

As famílias que já têm uma antena digital externa do tipo “espinha de peixe” ou uma antena digital interna não precisam substituí-las, já que esses modelos não são afetados pela interferência do 5G. O mesmo se aplica aos que possuem serviços de TV a cabo, pois o sinal transmitido por cabos também não é impactado.

Como fazer o pedido do kit antena digital gratuito do governo?

O processo para solicitar e instalar a antena digital é descomplicado e gratuito. A família deve realizar um pré-registro no site Siga Antenado ou ligar para o número 0800 729 2404, que atende de segunda a sábado, das 8h às 20h, sem custo algum.

No momento do pré-registro, é necessário fornecer o CPF ou NIS de um integrante da família e assegurar que todos os critérios são atendidos. Se aprovado, um técnico entrará em contato para agendar a visita e instalar o kit sem cobranças.

A visita técnica, que tem duração média de uma hora, inclui a instalação completa da antena e do conversor digital. O técnico também dará instruções sobre como cuidar dos equipamentos e realizará o descarte apropriado da antena velha.

Com o conversor instalado corretamente, o lar poderá usufruir de uma experiência de alta definição em áudio e vídeo na televisão aberta, sem o risco de perder o sinal com a chegada da tecnologia 5G.

Como se registrar no CadÚnico

O registro é realizado pessoalmente nos centros de atendimento. Existem duas opções para iniciar o processo: realizar um pré-cadastro pelo aplicativo ou comparecer diretamente a um centro de cadastro.

O pré-cadastro pode ser feito sem custos pelo aplicativo “Cadastro Único”, que está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Para o cadastro presencial, é necessário visitar um ponto de atendimento na sua cidade. O Responsável pela Família deve ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto do CadÚnico com os documentos de todos os membros da família.

Os documentos necessários para o cadastro incluem:

  • Para o Responsável pela Família: CPF ou Título de Eleitor e um documento com foto (RG, CNH, passaporte, etc);
  • Para os outros membros da família: CPF ou Certidão de Nascimento, preferencialmente;
  • Um comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, telefone, etc).

Uma vez cadastrado no CadÚnico, verifique se você atende a todos os critérios e peça sua antena digital totalmente grátis! Após a instalação, é só curtir a qualidade superior de imagem e som com toda a sua família.

Avatar photo
Letícia Pinheiro

Hi, I'm chief editor here at Local Criativo, and my mission is to disseminate knowledge that adds to the lives of our readers through our content, always count on me!