Cargando...

¿Cómo conectar la PC con Alexa?

Você sabia que tem como ligar o PC com a Alexa de forma prática? Com os avanços tecnológicos, este recurso se tornou uma realidade. A integração da Alexa com o computador permite que você controle várias funções do seu PC apenas com comandos de voz

Este tipo de controle de voz representa um passo significativo na maneira como interagimos com a tecnologia, tornando o acesso à informação e ao entretenimento mais acessível a todos, independentemente de suas habilidades técnicas.

Continue a leitura para entender quais são os requisitos, como preparar o seu PC e como desfrutar de todos os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer, desde as configurações iniciais até as dicas mais avançadas de uso.

Respuesta rápida

Para ligar seu PC com a Alexa, confira se tem a tecnologia Wake-on-Lan ativa na BIOS e se seu computador possui um app da Alexa. No Windows, habilite o "Wake on Magic Packet" na configuração da rede. No site WOL Skill, registre seu PC com o endereço MAC e ative a skill "Wake on Lan" no aplicativo da Alexa. Agora, basta dizer "Alexa, liga o computador" para desfrutar dessa conveniência!

Principais requisitos

Antes de começar, é fundamental que você confira se a placa-mãe do seu computador tem suporte para a tecnologia Wake-on-Lan (WoL), fundamental para receber o sinal necessário para ligar o PC.

Em seguida, não se esqueça de que o PC e a placa de rede precisam estar prontos para essa função e conectados a um roteador via cabo de rede, pois a conexão Wi-Fi pode não dar o suporte necessário para o Wake-on-Lan.

Os requisitos necessários são:

  • O seu PC deve estar rodando Windows 10 ou uma versão mais recente, pois o aplicativo Alexa para PC é compatível apenas com essas versões do sistema operacional da Microsoft.
  • O aplicativo Amazon Alexa deve estar instalado no PC;
  • Seu PC deve ter um microfone e alto-falantes funcionais;
  • Conexão à internet;
  • Para que Alexa possa ligar o PC, é necessário ajustar as configurações de energia do computador para permitir que dispositivos como alto-falantes inteligentes ativem o PC via conexão de rede.

Cumprindo esses requisitos, você poderá aproveitar a conveniência de usar comandos de voz para controlar seu PC com a Alexa.

Configurando a BIOS

Configurar a BIOS do seu PC para permitir que ele seja ligado pela Alexa envolve habilitar o recurso “Wake on LAN” ou “Power on by PCI-E/PCI”, dependendo do modelo da sua placa-mãe. Este recurso permite que o computador seja ativado remotamente, o que é necessário para o uso com dispositivos como a Alexa.

Após isso, é necessário fazer mais alguns ajustes na BIOS do computador. São elas:

  • Reinicie o computador e pressione a tecla específica para entrar na BIOS durante a inicialização. Esta tecla geralmente é Del, F2, F10, Esc ou outra tecla indicada na tela durante o processo de inicialização;
  • Navegue pelas abas da BIOS até encontrar configurações relacionadas à rede ou energia. Isso pode estar sob títulos como “Power Management”, “Advanced” ou “Integrated Peripherals”.
  • Procure por uma opção chamada “Wake on LAN”, “Remote Wake Up”, “Power on by PCI-E”, “Power on by PCI”, ou algo similar.
  • Selecione a opção encontrada e altere-a para “Enabled” ou “On”.
  • Se disponível, também habilite qualquer configuração relacionada como “Wake on PCI-E” ou “Wake on PCI”.
  • Salve as alterações feitas na BIOS, geralmente selecionando “Save & Exit” ou pressionando a tecla F10.

Feito isso, o PC irá reiniciar com as novas configurações aplicadas e estará pronto para receber os comandos vindos da Alexa, e você estará um passo mais perto de controlar seu computador com apenas a sua voz.

Configurando o PC

Para que você consiga ligar seu PC com a Alexa, é preciso fazer alguns ajustes no Windows. Lembre-se de seguir essas instruções com atenção para evitar qualquer problema.

  • Abra o Gerenciador de Dispositivos no Windows. Você pode fazer isso digitando “Gerenciador de Dispositivos” na barra de pesquisa do menu Iniciar e clicando no resultado correspondente;
  • Encontre a placa de rede na lista de dispositivos e clique com o botão direito nela. Escolha “Propriedades” e, na janela que abrir, clique na aba “Gerenciamento de Energia”;
  • Marque as opções “Permitir que este dispositivo acorde o computador” e “Apenas permitir um pacote mágico para acordar o computador”. Assim, o dispositivo de rede do seu computador já estará preparado para atender aos comandos da Alexa.

Certifique-se de salvar as alterações antes de fechar a janela de propriedades. E fique tranquilo! Mesmo que pareça um pouco técnico, esse processo é bastante seguro e não deve causar nenhum problema no seu PC. 

Configurando o serviço no Wake on LAN (WoL)

Para configurar seu PC para que ele possa ser ligado pela Alexa usando o serviço Wake on LAN (WoL), você precisará seguir alguns passos importantes. Com isso, esse serviço vai permitir que a Alexa se comunique com seu computador por meio da rede. 

  • Primeiro, acesse o site wolskill.com. Lá, você vai criar uma conta para poder adicionar o seu PC. Após o cadastro, será necessário vincular essa conta ao seu perfil da Amazon, seguindo as instruções da plataforma;
  • O passo seguinte é coletar o endereço MAC do seu computador, que é um identificador único da sua placa de rede. Para encontrá-lo, você pode abrir o prompt de comando digitando “cmd” na barra de pesquisa do Windows e, em seguida, digitando “ipconfig /all”. Procure a seção de sua placa de rede e copie o número ao lado de “Endereço Físico”;
  • Com o endereço MAC em mãos, volte ao site do Wol Skill e registre o seu PC, inserindo esse número nas configurações do dispositivo. Certifique-se de que salvou as informações corretamente e mantenha esses dados seguros, pois eles são essenciais para o serviço funcionar.

É importante lembrar que qualquer erro no endereço MAC pode impedir que seu PC responda aos comandos da Alexa. Dedique um momento para verificar se está tudo correto!

Veja também: ¿Cómo restablecer a Alexa?

Como configurar o aplicativo da Alexa?

Agora que seu PC já está preparado na parte de hardware e software, o próximo passo é configurar a Alexa para que ela possa ligar o computador. Não é possível fazer a configuração pelo próprio PC. Portanto, é necessário utilizar o aplicativo da Alexa instalado no seu smartphone ou tablet para isso.

  • Abra o aplicativo da Alexa no seu celular, seja ele Android ou iOS, e faça login com a sua conta da Amazon se ainda não estiver conectado.
  • Busque pela skill “Wake on Lan” na seção de skills e ative-a;
  • No aplicativo da Alexa, vá para ‘Mais’ > ‘Rotinas’.
  • Clique em ‘+’, no canto superior direito, para criar uma nova rotina;
  • Escolha “Quando isto acontecer” e selecione ‘Voz’.
  • Digite o comando de voz que deseja usar, por exemplo, “ligar o computador”
  • Nomeie e salve sua rotina.

O aplicativo vai solicitar que você faça login com a conta que você criou no website do Wake on Lan Skill, mencionado antes. Este passo é essencial para que Alexa possa se comunicar com seu PC.

Com essas configurações, sempre que você disser o comando configurado, como “Alexa, ligar o computador”, a Alexa enviará um sinal para ativar seu PC através do Wake on LAN.

Conclusión

O processo de ligar o PC com a Alexa, descrito ao longo deste artigo, é um excelente exemplo de como a tecnologia pode simplificar ações cotidianas enquanto nos oferece controle avançado sobre nossos dispositivos.  

Não é apenas sobre a habilidade de ligar o computador com um simples comando de voz. O uso da Alexa se estende para o controle de outros dispositivos inteligentes na casa, criando um ambiente conectado e sincronizado que atende às suas demandas com um simples pedido.

Espero que este tutorial completo tenha deixado o processo claro e que agora você se sinta mais confortável para usar a Alexa e explorar todas as outras possibilidades que essa tecnologia traz. 

Foto del avatar
Leticia Pinheiro

Hola, soy el editor jefe aquí en Local Criativo y mi misión es difundir conocimientos que sumen a la vida de nuestros lectores a través de nuestro contenido, ¡cuenta siempre conmigo!